Nosso Blogger

animado

Tradutor

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Projeto ’Escola Sem Partido’ será votado nesta terça-feira, 19, na Câmara Municipal de Petrolina


O projeto é de autoria do vereador Osinaldo Sousa, PTB.
-Vereador Osinaldo Sousa (PTB) – bancada evangélica Câmara municipal de Petrolina. Foto: Angela Santana
O polêmico programa ‘Escola Sem Partido’, tema de muitas discussões em todo o país, será pauta da sessão ordinária desta terça-feira, 19, na Câmara de Vereadores de Petrolina. Dessa vez de forma mais preocupante, já que será colocado em votação e corre o risco de ser aprovado, uma vez que a maioria dos vereadores da bancada governista, ou seja, que dão sustentação ao governo do prefeito Miguel Coelho costumam aprovar todos os projetos apresentados pelos seus pares.

Em um trecho da justificativa do Projeto de Lei nº 067/18, copiado de versões divulgadas na internet (http://escolasempartido.org/component/content/article/2-uncategorised/484-anteprojeto-de-lei-estadual-e-minuta-de-justificativa) Leia aqui o vereador diz que: “É fato notório que professores e autores de livros didáticos vêm-se utilizando de suas aulas e de suas obras para tentar obter a. adesão dos estudantes a determinadas correntes políticas e ideológicas; e para fazer com que eles adotem padrões de julgamento e de conduta moral especialmente moral sexual — incompatíveis com os que lhes são ensinados por seus pais ou responsáveis”. Confira o projeto na íntegra: 0067-Osinaldo-Souza-Programa-escola-sem-partido-12.04.18

A pesquisadora do tema Camila Roseno, que atualmente cursa o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF e orientada pela respeitada pesquisadora em estudos de Gênero e Educação, Professora Dra. Daniela Auad, escreveu um texto para este blog onde expõe argumentos contra esse projeto. Segundo ela “me baseando nas leis existentes em nosso país, nas decisões já ocorridas em diversas Câmaras diante desse “Programa” e na defesa de uma educação pública laica e que promova a cidadania, como prevista nas leis que regem o nosso sistema educacional” E acrescentou: “A nossa liberdade de ensinar, expressa no artigo 206 da Constituição, nos legitima, ao tempo que nos protege da imposição de um único pensamento possível para a educação. E por isso, precisamos Transgredir!” . Leia o artigo completo aqui.

O projeto vêm na esteira de outros restritivos de direitos que reiteradamente a base do Governo Miguel Coelho tem apresentado. Já foram apresentadas e aprovadas propostas que proíbem a discussão de questões de gênero nas escolas e que restringem o direito de pais e mães levarem seus filhos à espetáculos artísticos. Nesse sentido, a Câmara de Petrolina, por meio de sua maioria política, se caracteriza como uma das mais perigosas instituições públicas que agem contra a população da cidade.

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Petrolina começa às 9h.

Fonte: Ponto Crítico

Eleição comunitária mobiliza mais de mil votantes no bairro João de Deus

Aconteceu neste domingo (17), a eleição da associação de moradores do bairro João de Deus, Zona Norte de Petrolina PE, para o biênio 2018 á 2020.
 
Em meio a euforia dos dos jogos da Copa do Mundo, especialmente o da seleção brasileira, mais de mil eleitores comunitários, aproveitaram os intervalos dos jogos para exercer sua cidadania e eleger um novo representante para a Associação Comunitária do bairro João de Deus.

 A eleição teve início as 8h e encerrou as 17h na escola Jesuino Antonio Davila, localizada á rua 12 da referida comunidade. Frente as chapas concorrentes estavam os comunitários candidatos: Antonio Carlos - chapa 01 e Juarez Luiz- chapa 02. 

Segundo Patricia - presidente da comissão eleitoral, foram contabilizados 1.013 votos válidos, donde  725 foram para Chapa 01 e 284 para a chapa 02, apanas 04 foram brancos.

Antonio Carlos também conhecido como Carlos enfermeiro, por conta de sua profissão, é morador do João de Deus desde da infância e pela primeira vez concorre ao cargo do referido pleito.

O bairro João de Deus, prestes a completar 31 anos, desde a sua fundação já teve mais duas entidades representativas: a antiga associação de moradores que se encontra em débito com a Receita Federal, um conselho comunitário com o mesmo problema. 

E agora uma outra associação - fundada em maio de 2014, mais que já desperta polêmicas, devido a falta de  compromisso com as normas estatutárias por parte de seus representantes sucessores, o que levou a diretoria fundadora da entidade a lançar edital convocando as eleições deste domingo (17), que poderá ser anulada uma vez que há um outro edital, lançado pela atual diretoria,  convocando novas eleições para dia 08 de julho do corrente ano, restando as partes interessados recorrer ao Ministério Público para resolução do impasse.


Sistematizando:
Uma das políticas que mais tem recebido investimentos na cidade de Petrolina e que não tem contribuído em nada com as comunidades e o povo trabalhador(a) é a de financiamento de cabos eleitorais, envolvendo profissionais nas mais diversas áreas, o que tem resultado numa incessante disputa entre dirigentes e representantes de  entidades como, sindicatos, associações, órgãos públicos, federais e outros, com o intuito de construir redutos eleitorais para abrigar interesses particulares, controlar possíveis descontentas  e obter a manutenção do poder. Algo que tem contribuído para o engessamento e o peleguismo destes.

Enquanto que a população tem que se contentar com um  paliativo assistencial e não consegue se quer garantir políticas responsáveis e duradouras de beneficio coletivo.

As disputas políticas são constantes, especialmente em tempos de eleição e a briga por espaços  tem vitimado ate mesmo os  que se submetem a processos viciosos e não percebem que a única coisa que oferecem a comunidade e a si mesmo é: "mais do mesmo". ou seja, acabam copiando as atitudes de seus financiadores.

Atualizado ás 10h de hoje (18).

Mais Postagens