Nosso Blogger

animado

Tradutor

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Mais de 100 pessoas foram mortas por mês no Brasil por forças policiais em 2013



Um policial foi assassinado para aproximadamente cada quatro cidadãos mortos pela polícia no Brasil.

No ano passado, ocorreram ao menos 1.259 homicídios cometidos por policiais e 316 baixas nos quadros das policias civil e militar em 22 Estados que forneceram dados a pedido da BBC Brasil.
Com base nos dados compilados pela BBC Brasil a cada mês de 2013 aproximadamente 105 pessoas foi mortas pelos agentes da lei e 26 policiais foram assassinados por criminosos nesses Estados.
Os dados apontam tanto para uma alta letalidade das ações da polícia como para o grande nível de risco ao qual os agentes da lei estão expostos no país, segundo analistas.
A BBC Brasil solicitou dados oficiais sobre a violência relacionadas a policiais em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal, mas cinco deles não responderam até a data de fechamento da reportagem e quatro enviaram dados incompletos.
Átila Roque, diretor da Anistia Internacional no Brasil, diz que "no Brasil temos uma das polícias que mais matam e mais morrem em todo o mundo”.
Ele acredita que, no contexto nacional, o policial civil ou militar é tanto “algoz quanto vítima”, num modelo de segurança pública que necessita de “urgentes reformas”, incluindo a desmilitarização das polícias.

Veja na íntegra http://www.bbc.co.uk - BBC Brasil.
Adaptado por Cicero Do Carmo

Mais Postagens