Nosso Blogger

animado

Tradutor

terça-feira, 5 de maio de 2015

Em uma semana 2 Lilíderes Indígenas são assacinados em estados brasileiros.

Dois líderes indígenas foram assassinados a tiros.

No prazo de uma semana em diferentes ações supostamente cometidas por pistoleiros pagos por madeireiros e fazendeiros, informaram nesta segunda-feira movimentos indigenistas.
O primeiro dos assassinados, Eusebio Ka'apor, foi baleado no último dia 26 de abril no Maranhão, enquanto Adenilson da Silva Nascimento, da etnia Tupinambá, morreu em uma emboscada na sexta-feira passada perto de uma estrada na Bahia.
O Ministério Público do Maranhão abriu hoje uma investigação do assassinato do líder da etnia indígena Ka'apor ocorrido na aldeia do Pedro supostamente por comerciantes envolvidos com a extração ilegal de madeira na terra indígena Alto Turiaçu, segundo um comunicado oficial.
Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), grupo ligado à Igreja Católica, Eusebio era conhecido por lutar pela preservação das terras ancestrais dos Ka'apor contra a ação dos madeireiros.
Quatro dias depois da morte de Ka'apor, na sexta-feira passada, outro índio foi assassinado por pistoleiros em uma região com frequentes conflitos pela posse da terra.
Adenilson da Silva Nascimento, conhecido como "Pinduca", e líder dos tupinambás, foi baleado em uma estrada no sul do estado da Bahia, na terra indígena Tupinambá de Olivença.
Segundo os tupinambás, três pistoleiros, supostamente pagos por fazendeiros, preparam uma emboscada contra Adenilson e sua mulher, Zenaildes, que ficou ferida na perna e nas costas, quando voltavam de um dia de pesca acompanhados de seus dois filhos.
Dezenas de índios dessa região realizaram hoje um protesto e fecharam o tráfego na estrada que une os municípios de Ilhéus e Una, onde ocorreram os incidentes.

Por: CIMI - Conselho indigenista Missionário


AÇÃO SOCIAL NO BAIRRO JOÃO DE DEUS




PROGRAMA GOVERNO PRESENTE E ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DO BAIRRO JOÃO DE DEUS
Sábado, 09 de maio de 2015 - das 8h às 12h
ESCOLA ESTADUAL JESUÍNO ANTÔNIO D’ÁVILA

SERVIÇOS E ATIVIDADES
Carteira de Identidade Levar: Certidão de nascimento ou casamento
(cópia + original)+ 2 fotos 3x4;
CPF - Cadastro de Pessoa Física
Defensoria Pública -  Habilitação para casamento, Pensão alimentícia, Direitos da mulher, 2ª via de Registro de Nascimento e Casamento, Direito do consumidor, Investigação de Paternidade (DNA), Certidão de divórcio, Direito do Idoso, Direito da Criança e Adolescente e Área criminal.
Saúde: Atendimento médico.
Teste rápido de Glicemia, HIV, Sífilis e Hepatite.
Inscrição do cartão SUS. Levar identidade, CPF e comprovante de residência.
Mediação de Conflitos: orientação e encaminhamento.
SEDESC: Atendimento psicológico, social e jurídico. Solicitação de benefícios sociais, cadastro no CADÚNICO e orientação carteira do idoso.
Orientações sobre direitos previdenciários (INSS); Atendimento com psicólogo CRAS/ CREAS.
Corte de cabelo e design de sobrancelhas – Instituto Embelleze.
Orientação para cadastro no PE CONDUZ.
Orientação COMPESA.
Oficina de material reciclado.
Oficina de boneca de pano – SEST/SENAT.

TRE: Cadastramento digital, renovação e emissão de títulos de eleitor no IF SERTÃO.
SENHAS DISTRIBUÍDAS ÀS 8H

Mais Postagens