Nosso Blogger

animado

Tradutor

segunda-feira, 14 de março de 2016

EMBRAPA REALIZARÁ O 1º SIMPÓSIO DO BIOMA CAATINGA

O Semiárido brasileiro tem a maior parte de seu território ocupado por uma vegetação xerófila denominada Caatinga. Este bioma ocupa 11% do território nacional e 70% do Nordeste e abriga 60% da população nordestina.

Além de extremamente importante do ponto de vista biológico, suas espécies apresentam características morfofisiológicas adaptadas ao estresse hídrico e às altas temperaturas. São, portanto, recurso natural importante para o desenvolvimento da região.
A exploração inadequada tem acarretado a diminuição da área onde o Bioma pode ser encontrado em sua forma nativa e, em alguns casos, provocou o desaparecimento de algumas espécies. Assim, já se observam perdas irrecuperáveis da diversidade florística e faunística, a aceleração do processo de erosão e o declínio da fertilidade do solo e da qualidade da água pela sedimentação.

Com essa preocupação, a primeira edição do Simpósio do Bioma Caatinga reunirá segmentos das áreas pública e privada em um fórum de debates em busca de soluções para desafios ambientais.
Nos três dias de realização, se buscará promover a interação dos diferentes atores, ampliando as perspectivas de intercambio de pesquisas e formação de redes, bem como discutir estratégias e propor subsídios às políticas públicas direcionadas à sustentabilidade do Bioma.

O I Simpósio do Bioma Caatinga (SIBIC) foi estruturado em três eixos de discussão: Recursos Naturais; Desenvolvimento Sustentável e Conservação; Socioeconomia e Políticas Públicas.
Cada eixo será composto por duas mesas redondas com 3 a 4 palestrantes, que serão profissionais de vasta experiência, conhecimento e visão holística sobre o assunto abordado.
Com a realização do SIBIC espera-se gerar resultados nos diferentes aspectos:
- Sociais: ampliar o nível de informação do público alvo e sensibilizar a sociedade quanto à conservação, uso e manejo sustentável dos recursos naturais da Caatinga;
- Econômicos: promover o conhecimento de novos nichos de oportunidades, a exemplo do turismo ecológico e das energias renováveis;
- Ambientais: identificar pontos de maior vulnerabilidade socioambiental e o impacto local e divulgação de experiências exitosas que poderiam ser replicadas;
- Científicos: fomentar temáticas para pesquisa, ensino e extensão para atender as necessidades locais, regionais e estaduais; propiciar intercâmbio de informações entre instituições de ensino, sociedade civil e órgãos ambientais; integração de grupos técnicos, científicos, gestores públicos e privados e a sociedade civil. 

O evento acontecerá de  7 a 9 de junho, no Auditório da Embrapa Semiárido.
O conteúdo das palestras e dos debates irá compor uma publicação técnica, em formato digital que será disponibilizada nas bases de dados das instituições de pesquisa, ensino e extensão e servirá como subsídio para a unificação de agendas, ações e projetos em rede e identificação de competências.
O SIBIC tem como público alvo pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação, técnicos, gestores, membros de órgãos governamentais e da sociedade civil em geral.  

Local do Evento:
Auditório da Embrapa Semiárido
Rodovia BR-428, Km 152, Zona Rural - Caixa Postal 23
CEP: 56302-970 - Petrolina, PE

*Telefone para informações:*
(87) 3861 4442 (Marilea Rodrigues)
(87) 3866 3734 (Gilberto Pires)

Endereço eletrônico:
cpatsa.sibic@embrapa.br
Comissão Organizadora do SIBIC

Texto adaptado por Cicero Do Carmo

Mais Postagens