Nosso Blogger

animado

Tradutor

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Novela do transporte público em Petrolina/pe. (Sintese)

A corrupção no Sistema de Transportes Coletivo Urbano

 




Muitos empresários das áreas de transporte estão vendo no transporte coletivo urbano uma ótima forma de ganhar dinheiro fácil, já que uma vez instalado em determinadas lugares, fazem acordos que lhes isentam de “responsabilidades fiscais com o município”. Por outro lado financiam ações politiqueiras favorecendo grupos partidários que querem se manter no poder. Os mesmos através de pessoas influentes conseguem driblar a lei e ou encontram nestas, brechas onde podem manter seus negócios sem chamar atenção ou serem denunciados já que estão “protegidos” por indivíduos que se favorecem daqueles atos ilícitos.
Como gafanhotos que devoram uma plantação. Estes empresários se instalam sugam tudo que podem ate ficarem com grandes dívidas na justiça, dívidas estas causadas por sonegação de impostos e diretos trabalhistas como INSS, FGTS, horas extras e outros que por sua vez são descontados nos contra cheques, mas não são recolhidos pelo governo ou pagos aos funcionários. Anos e anos de descontos que muitas vezes são devolvidos apenas na demissão do trabalhador quando cobrado na justiça. Quem ganha ou perde com essa pratica que tem virado rotina nos municípios e cidades principalmente no interior?
Em primeiro lugar os maiores beneficiados são os empresários que acumulam verdadeiras fortunas, depois vêm os políticos que perduram no poder gerações por gerações e em terceiro lugar os aproveitadores, funcionários de órgãos de fiscalização e ate mesmo da comunicação ( imprensa)  que se corrompem com festinhas, churrascos e migalhas transformadas em troca de favores.
Os maiores perdedores são os trabalhadores que abdicam de suas famílias, seu laser e sua vida para não sofrer represaria por se negar a trabalhar sua folga. Sem falar no constrangimento perante um acidente de trabalho ao recorrer a um auxilio doença ou o uso de seu fundo de garantia para um investimento próprio e muitas ate sofre ameaças de morte. Outros que saem perdendo é a população. Denominada de usuários, sofrem com os constantes atrasos, o excesso na lotação, falta de conforto, passagem cara, funcionários estressados e outros.    
Como combater a corrupção que medidas a população deve tomar para evitar que esses abusos continuem acontecendo? Verdadeiros absurdos cobertos por massas e tintas metálicas encobrindo a ferrugem da corrupção que corroem o nosso sistema e agride o nosso direito de ir e vir. A quem recorrer, onde estão os poderes construídos a serviço do povo? Para respondermos a estas perguntas precisamos em primeiro lugar conhecer o papel de cada um destes poderes depois convencer agregar pessoas e entidades que possam te ajudar na causa e ter coragem de denunciar mesmo que isto signifique a sua total exposição.
Cícero Batista do Carmo
“Um trabalhador que se presa não foge a luta”.

Mais Postagens