Nosso Blogger

animado

Tradutor

domingo, 22 de abril de 2018

Audiência Pública sobre licitação do Transporte Coletivo em Petrolina não convence o público presente

Muitos questionamentos e poucas respostas concretas dadas pelo poder público na audiência sobre processo licitatório do transporte coletivo de Petrolina PE.

A Audiência Pública convocada pelo poder excecutivo para  apresentar o processo licitatório do transporte coletivo de Petrolina, ocorrida nesta sexta (20), parece não ter sido satisfatória para atender os anseios e questionamentos do público presente. Uma vez que as respostas dadas pelo diretor presidente da AMPLA (Autarquia ) Geraldo Miranda, consistia na ineficiência de pareceres técnicos a respeito da estruturação, operacionalidade e do sistema de cobranças na referida cidade, sendo o assunto mais provocado pelas pessoas que fizeram uso da fala.

Usuários do sistema de transportes coletivo, em seus questionamentos, lembraram os transtornos causados pelas extintas empresas Menina Morena e Vale do Sol, e atuais empresas, Joalina Transportes e Viva Petrolina, mediantes os inúmeros problemas vivenciados no dia-dia como: problemas mecânicos, atrasos, veículos sucateados, desconforto, veículos que não atendem demandas, falta de abrigos e etc.

Funcionários e ex- funcionários de empresas atuais e já extintas expuseram a preocupação sobre os inúmeros processos trabalhistas, sonegação de impostos e a importância de terem seus empregos assegurados também dentro deste processo licitatório. 

Ex- funcionários ainda responsabilizam o poder público por todos os problemas vividos uma vez que a exploração econômica das linhas eram apenas outorgadas. O que ficou explicito nas falas dos vereadores, Paulo Valgueiro (PMDB), que afirmou sobre as vantagem financeiras obtidas pelo poder excecutivo e Cristina Costa (PT), que reafirmou a importância da licitação para coibir este tipo de prática.


O fato é que haverá sim, um processo licitatório, onde segundo  o Sr. Geraldo Miranda, abrirá uma ampla concorrência e as empresas que atenderem as exigências contidas no edital, como preço de passagens até R$ 3.70, 100% da frota de veículos novos e com ar condicionado, dentre outras que ainda estão sendo levantadas de acordo com as exigências da legislação e do público usuário. serão as vencedoras.

Sendo ele questionado pelo vereador Zenildo (PSB), sobre a viabilidade econômica destas exigência para as empresas mediante seu custo operacional, em meio a concorrência já existente na cidade, dos serviços de Moto Taxi, Taxis e Uber, o mesmo afirmou que tecnicamente é possível  uma vez que a demanda de usuários do serviço é suficiente para cobrir gastos e render lucros as empresas.

Diante dos  anseios e insatisfação do público o vereador Gilmar Santos(PT), Lamentou a ausência do Conselho de Transportes (CMTPP) e sugeriu um fórum popular para levantar propostas viáveis á serem acrescidas no edital licitatório. O mesmo ficou marcado para dia 25 (quarta), às 15 h, na Câmara de Vereadores de Petrolina.

Por: Cicero do Carmo


Mais Postagens