Nosso Blogger

animado

Tradutor

sábado, 6 de janeiro de 2018

O fakeniws- Noticias falças na internet, em discursão


Curta! + Casa do Saber: A verdade por trás da pós verdade
Comentário Arthur Ituassu - Professor de Comunicação Política da PUC-Rio
Fonte: Canal Curta

Confira a mensagem do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para 2018.

Confira a mensagem do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para 2018. "Queridos amigos em todo o mundo, Feliz Ano Novo! Há um ano, quando iniciei o meu mandato, lancei um apelo à paz para 2017. Infelizmente o mundo seguiu, em grande medida, o caminho inverso. No primeiro dia do ano de 2018 não vou lançar um novo apelo. Vou emitir um alerta ao mundo. 
 
Os conflitos aprofundaram-se e novos perigos emergiram. A ansiedade global relacionada com as armas nucleares atingiu o seu pico desde a guerra fria. As mudanças climáticas avançam mais rapidamente do que os nossos esforços para as enfrentar. As desigualdades acentuam-se. Assistimos a violações horríveis de direitos humanos. 
 
Os nacionalismos e a xenofobia estão aumentando. Ao começarmos 2018, apelo à união. Acredito verdadeiramente que podemos tornar o mundo mais seguro. Podemos solucionar os conflitos, superar os ódios e defender os valores que temos em comum. Mas só poderemos fazê-lo em conjunto. Apelo aos líderes em todo o mundo para o seguinte compromisso de Ano Novo: Estreitem laços. Lancem pontes. 
 
Reconstruam a confiança reunindo as pessoas em torno de objetivos comuns. A união é o caminho. O nosso futuro depende dela. Desejo a todos paz e saúde em 2018. 
 
Thank you. Shokran. Xie Xie. Merci. Spasiba. Gracias. Obrigado."
 
Fonte: ONUBrasil

Justiça eleitoral hondurenha rejeita pedido de anulação de eleições



O Tribunal Supremo Eleitoral de Honduras (TSE) rejeitou na sexta-feira (5) o recurso de anulação apresentado pela oposição contra o reconhecimento do presidente Juan Orlando Hernández como vencedor das eleições de 26 de novembro.
As autoridades eleitorais declararam "sem razão" o recurso da esquerdista Aliança de Oposição contra a Ditadura por falta de provas.

O candidato opositor, o apresentador de televisão Salvador Nasralla (64 anos), declarou à emissora HCH que vai interpor um novo recurso ante a Suprema Corte de Justiça para esgotar todas as instâncias.

"Este tribunal (o TSE) só demonstra que é um organismo muito bem pago pelo presidente" Hernández, declarou.

O procedimento de anulação foi iniciado em 26 de dezembro de 2017, após um mês das eleições, por "fraude na contagem de votos, alteração e falsificação das atas" da votação.

Estas supostas irregularidades "se traduziram numa violação da soberania popular", segundo Manuel Zelaya, coordenador da Aliança de Oposição contra a Ditadura.

Em uma primeira contagem, o TSE deu uma vantagem de cinco pontos, com 57% dos votos a Nasralla, mas, depois de uma série de interrupções no sistema de cômputo, o resultado foi sendo revertido até que Hernández ficasse com 42,95% contra 41,25% do opositor.

Neste contexto, a OEA também advertiu que tem dúvidas sobre quem ganhou as eleições em Honduras.

"A estreita margem entre os votos obtidos por uma e outra candidatura, assim como as irregularidades, erros e problemas sistêmicos que cercaram esta eleição não permitiram em seu momento à Missão ter certeza sobre quem foi o ganhador da eleição presidencial", disse a delegação de observadores da OEA.

Ao divulgar seu relatório final, de 34 páginas, a Missão de Observação Eleitoral da Organização de Estados Americanos (MOE/OEA) expôs que "observou um processo de baixa qualidade eleitoral e não pôde afirmar que as dúvidas sobre o mesmo estejam hoje esclarecidas".

Em uma nota entregue à missão de Honduras da OEA, o secretário-geral, Luis Almagro, denunciou pressões do governo, motivo pelo qual considerou divulgar em Washington o relatório final das eleições "por segurança" dos membros da missão.

Por causa desses resultados, milhares de partidários da oposição sairam às ruas das principais cidades durante várias semanas. Segundo organizações de defesa dos direitos Humanos, os confrontos entre manifestantes, policiais e militares deixaram mais de 30 mortes. Apesar das dúvidas e indícios de irregularidades, cerca de 20 países, incluindo Estados Unidos, reconheceram Hernández como presidente eleito. A tomada de posse está prevista para 27 de janeiro.

Neste sábado, Nasralla informou que vai liderar uma passeata na cidade de San Pedro Sula (norte).

A carta magna hondurenha proíbe a reeleição de um presidente, mas a Sala Constitucional, integrada por cinco magistrados, derrogou a proibição depois de um recurso apresentado por deputados oficialistas. 
Fonte: AFP Notícias

Governo da Venezuela obriga supermercados a reduzirem preços


 

"A comida está impagável", reclama Domingo, em uma longa fila em frente a um supermercado de Caracas que está entre os estabelecimentos obrigados pelo governo da Venezuela a reduzir os preços em meio à espiral de hiperinflação.

Desde a madrugada deste sábado, filas extensas, vigiadas por militares, formaram-se em frente a supermercados de Caracas, após fiscalizações da Superintendência para a Defesa dos Direitos Socioeconômicos (Sundee) em mais de 200 estabelecimentos.

"Sabemos que isto é uma catástrofe, mas o que vou fazer? O salário não dá", lamenta o pedreiro Domingo Mata, 45, pai de três filhos, enquanto aguarda para comprar alimentos a preços até um quinto menores.

O chefe da Sundee, Willian Contreras, informou que 214 supermercados de 26 redes foram inspecionados em Caracas, e que cerca de 350 estabelecimentos independentes serão fiscalizados nos próximos dias na capital e em outras cidades.

Um controle de preços de alimentos básicos e um férreo controle cambial, com o qual o governo monopoliza o acesso a divisas para importar produtos e matérias-primas, vigoram no país.

A fiscalização acontece após protestos pela falta de alimentos e de serviços básicos, como o de água e luz, no fim de 2017.

Empresários apontam os controles como causa da crise sócioeconômica, com uma inflação projetada em mais de 2.300% para 2018 pelo FMI, a mais alta do mundo, e o desabastecimento de alimentos e remédios. Segundo a patronal Fedecámaras, a indústria funciona a 30% de sua capacidade.

O presidente Nicolás Maduro e altos funcionários culpam "uma guerra econômica" do empresariado, que busca gerar descontentamento popular.

"As grandes redes estavam remarcando preços sem nenhuma justificativa", declarou Contreras ao jornal "Últimas Noticias".

Yajaira Pereira, 60, saía de um supermercado com bolsas cheias de biscoitos doces e produtos de limpeza. "É uma boa medida", disse à AFP, embora tenha se queixado da falta de carne, farinha de milho e arroz.

Já Ana García lamentou a fiscalização. "É acabar de destruir tudo. Hoje você leva biscoitos e uma margarina. E amanhã?", questionou.

Segundo a presidente do grêmio de comércio e serviços, María Uzcátegui, o resultado da fiscalização será "prateleiras vazias".

Autoridades reportaram operações semelhantes em mercados de outros três estados, bem como em lojas de roupas e sapatos em Zulia (noroeste).

Fonte: AFP Notícias

'Desejo um Peru sem rancores, com todos trabalhando', diz Fujimori

Fujimori deixa a clínica onde estava internado, após receber o indulto


O ex-presidente peruano Alberto Fujimori declarou neste sábado que deseja "um Peru sem rancores e com todos trabalhando por um objetivo superior", dois dias depois de deixar uma clínica de Lima após ser beneficiado por um indulto polêmico.

"Nas primeiras horas desta nova etapa da minha vida, vários sonhos me invadem constantemente, e gostaria de dividi-los. Desejo um Peru sem rancores, com todos trabalhando por um objetivo superior", publicou Fujimori em sua conta no Twitter.

"Seremos um país em que se recupere a segurança e elimine a violência. Estas metas poderão ser cumpridas se os interesses particulares e oportunismos forem deixados de lado, unidos poderemos consegui-lo", afirmou.

O ex-presidente (1990-2000) permanece em uma casa alugada no distrito de La Molina, Lima, onde recebe parentes, amigos e seu médico, Alejandro Aguinaga.

"Ele está estável, mas seus deslocamentos ainda são limitados. Está muito magro, mas continua sua recuperação", disse Aguinaga ao deixar a residência de Fujimori, afirmando que o paciente não tem interesse em retornar à política.


Fonte: AFP Notícias

Congresso do Equador elege substituta de vice-presidente preso por caso Odebrecht

O Congresso do Equador designou neste sábado como vice-presidente María Alejandra Vicuña, que substitui Jorge Glas, condenado a seis anos de prisão por ter recebido suborno da Odebrecht, o que resultou na perda de seu cargo.



María Alejandra, que havia sido nomeada vice-presidente interina pelo presidente Lenín Moreno, foi eleita por 70 votos a favor dos 106 deputados presentes no Congresso (de 137 membros), e tomará posse neste sábado. Dezessete congressistas votaram contra e 19 se abstiveram.

"A Assembleia Nacional decidiu. Felicitações à vice-presidente María Alejandra Vicuña. Continuaremos trabalhando pela igualdade e inclusão!", comemorou Moreno em sua conta no Twitter.

María Alejandra, que era ministra de Desenvolvimento Urbano e Habitação, encabeçava o trio apresentado por Moreno esta semana ao Legislativo, que incluía a chanceler, María Fernanda Espinosa e a ministra da Justiça, Rosana Alvarado.
Fonte: AFP Notícias

Mais Postagens