Nosso Blogger

animado

Tradutor

sábado, 5 de maio de 2018

MST denuncia terceiro atentado contra Comuna Urbana em Mossoró-RN

Da Página do MST​
Resultado de imagem para imagens de atentados contra trabalhadores rurais
Imagem da web
Por meio de nota, os trabalhadores e trabalhadoras do MST do Rio Grande do Norte denunciam, nesta quinta-feira (03), a violência do terceiro atentado praticado contra os moradores da Comuna Urbana, situada na BR 304, em Mossoró.

O atentado aconteceu nesta madrugada, quando um grupo desconhecido invadiu o acampamento, destruindo as barracas e os pertences das famílias que vivem no local. Não houve registro de feridos, pois com o aumento da violência contra a Comuna, registrado há quase um mês, as pessoas passaram a dormir fora do local.

A violência contra as famílias da Comuna Urbana teve início no dia 25 de abril e se repetiu em 01 de maio, todos pela madrugada, com ataque a tiros, que feriram alguns acampados e instalaram o pânico no local.

O MST cobra das autoridades a segurança das mais de 200 famílias acampadas no local e agilidade na investigação dos atentados, bem como o atendimento das reivindicações dos acampados.

Confira a nota completa:

Nota à sociedade do Rio Grande do Norte

O Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) comunica a sociedade, especialmente, às autoridades públicas, que na madrugada do dia 03 de maio, foi praticado o terceiro atentado contra a Comuna Urbana organizada pelo movimento, situada na BR 304, em Mossoró-RN. 

Os dois ataques anteriores aconteceram nos dias 25 de abril e 01 de maio, todos pela madrugada, com tiros que deixaram as famílias em pânico e feriram alguns ocupantes.

Desta vez, um grupo desconhecido novamente entrou na ocupação e destruiu barracas e pertences. Em razão do agravamento da insegurança nos últimos dias, as famílias tinham sido orientadas a dormirem fora da Comuna, por essa razão, não houve feridos.

Este triste episódio demonstra que a violência contra os movimentos sociais populares está cada vez mais intensa e a necessidade de uma atuação urgente das instituições estatais sobre a situação, antes que ocorra alguma tragédia.

Exigimos que as autoridades investiguem com rapidez a origem dos atentados, garanta a segurança das 220 famílias acampadas e iniciem o diálogo para atendimento das reivindicações apresentadas.

A área ocupada pertence ao Estado do Rio Grande do Norte e não cumpre sua função social. A Comuna é um ato político que denuncia esse descaso e exige que a função social daquela terra seja cumprida, atendendo ao direito à moradia de famílias que não têm casa.

A especulação imobiliária em Mossoró ignora as reivindicações e procura incorporar terras públicas ao patrimônio privado, mesmo que seja por meio da violência.

Resistimos e defendemos que os bens públicos devem se voltar ao benefício do povo, garantindo a moradia como um direito fundamental de todos e todas.

Mossoró, 03 de maio de 2018.
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST

*Editado por Solange Engelmann

Um ano após ataque aos Akroá-Gamella, violência continua com o povo de pé e em luta

Aquela tarde foi mais uma tentativa de matar o nosso povo. Os corpos ficaram jogados no chão. Mataram, mataram! Por que sobreviveram? Isso não é da conta de ninguém, mas que mataram, mataram!”, diz Caw Akroá-Gamella

“Aquela tarde foi mais uma tentativa de matar o nosso povo. Os corpos ficaram jogados no chão. Mataram, mataram! Por que sobreviveram? Isso não é da conta de ninguém, mas que mataram, mataram!”, Caw Akroá-Gamella, território Akroá-Gamella, 30 de abril de 2018.

A luta dos povos indígenas no Brasil e América Latina atravessa uma encruzilhada política diante dos direitos territoriais garantidos, na virada do século XXI. A permanência e as garantias de reprodução da vida, do Bem Viver, não dialogam com o avanço do latifúndio e com a transformação da natureza e da Mãe Terra em mercadoria, em commodities. A forma de compreender a natureza como a própria sociedade, como os elementos de quem são os povos em sua essência, é a forma de lutar encontrada nas marcas dos pés dos que trilham o território e o rio Piraí, como bem disse Demetriz Akroá-Gamella.

Nos últimos 10 anos, os Akroá-Gamella decidiram avançar e não esperar mais o Estado colonial demarcar seu território por direito e, assim, vão percorrendo cada canto com os cachorros de Bilibeu, que no ritual visitam suas oferendas e rasgam as matas com as encantarias. O território se movimenta junto com os corpos e as cantorias.

A resposta imediata às cantorias e aos maracás são as formas de violência física e simbólica aos indígenas. São privações de natureza jurídica, material e corporal que este modelo de sociedade tem escrito há mais de 500 anos. Às gerações que nasceram têm sido negada a grafia na língua original e o reconhecimento do local de nascimento, a partir das aldeias do território.

O racismo continua com a negação de direitos, no intuito de subjugar os indígenas e escrever uma história de invisibilidade e desprezo. Isso se reflete na educação. A escola indígena, como uma forma de emancipar as autonomias dos saberes dos mais velhos e descolonizar a formação, nunca foi possibilitada ao povo. As prefeituras dos municípios de Matinha e Viana, no Maranhão, não compreendem o que isso significa, quando é pautada a educação como projeto de sociedade indígena.
 
O abril de 2017 foi marcado com diversas lutas do povo contra os genocídios, como a marcha na cidade de Viana e os inúmeros boletins de ocorrências feitos contra os agressores, denunciando ameaças e tentativas de assassinatos. E quanto mais as cantorias avançam, mais a violência se arrasta. O ataque do dia 30 de abril de 2017 foi anunciado até pelas rádios locais, quando um comício foi feito, com a presença do deputado federal Aluísio Guimarães Mendes Filho (Podemos/MA), que proclamou palavras de ordem junto aos latifundiários, espalhando ódio contra o povo Akroá-Gamella. Foram mais de 150 pessoas armadas contra um grupo pequeno de indígenas, resultando em 22 pessoas feridas, duas delas tiveram as mãos decepadas a golpes de facão.

Em abril de 2018, a cantoria continua ecoando no território com a jurema sagrada regando os corpos. E, na tarde de hoje, 30 de abril, como há 1 ano, uma chuva novamente veio e continuou anunciando que o sangue, as lágrimas e as vozes bradam que “somos sementes! Eles tentaram nos matar, mas o nosso sangue foi para o mar regar os continentes dos nossos parentes!”, conforme Kakoto Akroá-Gamella.

A tarde, então, foi para celebrar a vida, os encantados, e anunciar que continua a resistência do povo Akroá-Gamella em busca da garantia do seu território, mesmo em meio às ausências da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Governo do Estado do Maranhão, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e tantos outros. “Ainda continuamos vivos!”, diz Caw Akroá-Gamella. 

por Saulo Barros da Costa* - CPT-MA
Foto: Ana Mendes)

*Saulo Barros da Costa - Geógrafo, agente da CPT-MA e militante da Teia dos Povos e Comunidades Tradicionais do Maranhão.

Pesquisas apontam: preferência para governadoria do estado de Pernambuco pede "sangue novo"

Empate técnico entre Paulo Câmara (15,5%), Marília Arraes (15%) e Armando Monteiro (14,5%), mostra preferencia do eleitorado pernambucano.

Imagem da web
Marília Valença Rocha Arraes de Alencar Pontes nascida em 12 de abril de 1984 (34 anos), filha da psicóloga Sônia Valença Rocha Arraes de Alencar e do administrador de empresas Marcos Arraes de Alencar, Marília é a primeira neta do ex-governador Miguel Arraes. Seus irmãos são Arthur, Maria e Lucas. É também prima do ex-governador Eduardo Campos. É sobrinha da ex-deputada e atual ministra do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes.

Marília Arraes estudou no Colégio Marista São Luís, no Recife e, aos 17 anos, foi aprovada nos concorridos vestibulares de Direito, na Universidade Federal de Pernambuco, e de Administração de Empresas, na Universidade de Pernambuco. Cursou o primeiro período de Administração e formou-se em Direito, na UFPE, em 2007, aos 23 anos. Atualmente está vereadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade do Recife PE. Pré candidata a governadoria do estado de Pernambuco, tem sido um dos nomes mais bem aceitos pelo eleitorado pernambucano.

Não apenas por ser neta de uma das figuras mais ilustres da a política pernambucana - Miguel Arraes de Alencar (foi um advogado, economista e político brasileiro. Foi prefeito da cidade de Recife, deputado estadual, deputado federal e por três vezes governador do estado de Pernambuco.Nascimento: 15 de dezembro de 1916, Araripe, Ceará ,Falecimento: 13 de agosto de 2005, Recife, Pernambuco - Wikipédia), mais por ser eloquente nas suas colocações e demostrar importante conhecimento da realidade e das necessidades do estado pernambucano. 
Imagem da web
Segundo a primeira pesquisa divulgada em 8 de março pelo Instituto Mútipla - registrada no  Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A candidata se apresentava em 3º lugar ,com uma pequena diferença (18,5%) do segundo colocado Armando Monteiro (19%) e em 1º lugar o atual governador Paulo Câmara (31%) das intenções de voto. 

Na segunda pesquisa realizada entre 27 de abril e 1º de maio deste ano, aponta empate técnico entre o governador Paulo Câmara (PSB), a vereadora Marília Arraes (PT), o senador Armando Monteiro (PTB) e o deputado Mendonça Filho (DEM) na disputa pelo governo estadual. 

O governador tem 15,5% de intenções de voto, a vereadora 15%, o senador 14,5% e o ex-ministro da educação 11%. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fontes - Pesq:Wikipedia
Blog Robério Sá - http://roberiosa.com.br






Mais Postagens