Nosso Blogger

animado

Tradutor

terça-feira, 22 de maio de 2018

Movimento Fé e Vida organiza seminário que aborda a violência contra a água

Seminário da água 
A água é vida, não mercadoria. 

O problema da água hoje é mais grave no meio urbano do que no meio rural Nordestino. 

O ciclo das águas é fundamental para todos os mananciais: tanto da superfície como subterrâneos. São as chuvas as que alimentam os rios, lagos e aquíferos. Sem a renovação constante do ciclo, a vida se interrompe. 

O desmatamento da Amazônia e do Cerrado compromete o ciclo das chuvas 

E esse alerta dramático, vindo de pessoas sábias, de cientistas e de movimentos sociais, deixa insensível ao capitalismo predador, particularmente ao agro e hidronegócio. Os grandes aquíferos localizados no Bioma do Cerrado e responsáveis pelo abastecimento de rios, como o nosso São Francisco, o Araguaia e o Tocantins, estão ameaçados de extinção. 

A Oligarquia Internacional da Água que esteve reunida em Brasília no mês de março passado, tem elaborado o novo discurso da água. A escassez progressiva da mesma vai ser o ponto de apoio para determinar o valor econômico, e impor a mercantilização e privatização como soluções para o problema hídrico no mundo inteiro. 

Nos mesmos dias aconteceu em Salvador-BA o Fórum Mundial Alternativo da Água (FAMA) para contrapor ao discurso do capital outros valores da água como o biológico, o social, o ambiental, o paisagístico, etc. Este Fórum recusa a privatização e defende o direito de toda pessoa humana e de todos seres vivos ao consumo da água. 

Estamos ante uma das guerras mais insanas da humanidade. Num país, politicamente caótico, como o nosso, Temer está realizando a entrega dos nossos aquíferos, particularmente o Guarani, para grandes empresas como a Coca-Cola, Nestlé e outras transnacionais da água. É o começo de uma tragédia cruel e anunciada.” O golpe chegou também na água”. (Gogo).

O Movimento Fé e Vida, que há vários anos abraça a defesa da “irmã água” como compromisso do seguimento de Jesus que veio para que “todos tenhamos vida e a tenhamos em abundância,” esta indignado com a forma violenta com que vem sendo tratado a água que é FONTE DE VIDA em todos os aspectos da mesma: desde o físico até o espiritual, social... 

Unidos as entidades: igrejas, escolas, universidades, sindicatos, movimentos, associações e pessoas comprometidas em superar a violência contra a água, em especial do nosso Rio São Francisco, nos reuniremos num seminário na casa do Povo 03 de junho.


Fonte: Movimento Fé e Vida

Mais Postagens