Nosso Blogger

animado

Tradutor

sexta-feira, 31 de julho de 2015

'Médicos fantasmas' do SUS são alvo de investigações

Médicos fantasmas
Órgãos apontam servidores da saúde de nove Estados e DF que mal aparecem para trabalhar em unidades

Médicos chegam, batem ponto na entrada e vão embora. Atendem em clínicas particulares quando deveriam estar em hospitais públicos. Registram mais horas trabalhadas do que as horas que existem em uma semana ou são vistos no exterior no dia em que "bateram ponto".

Em ao menos nove Estados e no Distrito Federal, órgãos como Tribunais de Contas, Polícia Federal e Ministérios Públicos identificaram e investigam casos de médicos "fantasmas", que pouco ou nem aparecem no trabalho. Em muitos casos, com a conivência do poder público.

A maioria cita fraudes no registro de ponto, agravando as filas de pacientes que buscam atendimento no SUS.

Veja mais em: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/07/1662202-medicos-fantasmas-do-sus-sao-alvo-de-investigacoes.shtml .


Quantos médicos você já ouviu falar que estão presos ou foram afastados e suas funções por estas praticas que não são novidades, será que os conselhos de medicina e os órgãos de fiscalização desconhecem estas atividades ilícitas e porque estes profissionais estão acima da lei?
A impunidade tem sido a grande aliada dos crimes contra a vida e contra o dinheiro público  e quem paga esta conta são as centenas de vidas ceifadas pela negligência e irresponsabiliade comandados por facções criminosas muito bem articuladas que envolvem, todos os sujeitos ( executivo, legislativo, prestador de serviços, servidores e etc.)   e ainda se aproveitam da fragilidade dos muitos que testemunham tais práticas mas não denunciam por medo de retaliações ou descrenças nas punições as quais são raras nestes casos.
A sociedade brasileira precisa dar um basta nisso, dizer não a estes crimes, ou continuaremos a padecer nos corredores e leitos dos hospitais  ou reféns de planos particulares de saúde que não lhe dão direito a nada.


Por:  Cicero Do Carmo
O II acampamento da juventude da Via Campesina Rondônia, aconteceu no espaço da escola de ensino fundamental Mafalda Rodrigues, localizado na Br 364 km 660 entre os municípios de Jaru e Ariquemes. 
Cerca de 80 jovens participaram do acampamento, ligados aos movimentos sociais do campo e da cidade, estaviveram presentes jovens do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Levante Popular da Juventude (lPJ) e Comissão Pastoral da Terra (CPT).

O acampamento iniciou-se no dia 23 e seguiu ate o dia 28 de julho. A programação contou com o processo de organicidade na chegada dos/as jovens no local, seguido das agendas que fizeram parte dos estudos, trabalhos e vivência durante os 6 dias que estiveram juntos, compartilhando suas experiências de vida, de aprendizado político, das relações, participação social do dia a dia e de suas militâncias. Os temas trabalhados seguiram conforme agenda organizada pela coordenação do acampamento, onde estavam presentes membros da direção estadual da Via Campesina Rondônia, da Coordenação Estadual de Juventude da Via Campesina Rondônia, composta pelos movimentos MPA, CPT, MAB, LPJ, MST.

Fonte: MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens

Dilma propõe pacto de cooperação federativa a governadores

“A economia brasileira é mais forte, sólida e resiliente do que era há alguns anos, quando enfrentou crises similares”, afirmou a presidenta, em encontro com governadores de 26 estados e do Distrito Federal.
A presidenta Dilma Rousseff reuniu-se nesta quinta-feira (30) com representantes do governo de 26 estados e do Distrito Federal na sede do Palácio da Alvorada. Entre os temas discutidos no encontro, que contou com a presença de ministros de Estado, projetos em infraestrutura de transportes, educação, saúde e segurança pública.
Em discurso na abertura da reunião, Dilma propôs o estabelecimento de um pacto de cooperação federativa entre governo federal e estados. “O bom caminho é o da cooperação, que é a maior tecnologia já inventada pelo ser humano”, afirmou Dilma Rousseff.
Segundo a presidenta, o esforço conjunto é importante no momento em que o País passa por um ajuste fiscal e se prepara para uma nova etapa de crescimento econômico. “Estamos vivendo um período de transição para um novo ciclo de expansão que vai ser puxado pelo investimento e o aumento da produtividade”, disse.
Dilma observou que o Brasil reúne as condições para crescer com preços baixos, pleno emprego e saúde e educação de qualidade. “A economia brasileira é mais forte, sólida e resiliente do que era há alguns anos, quando enfrentou crises similares.”
Ainda de acordo com a presidenta, o governo pretende definir com os governadores uma carteira de projetos em infraestrutura e logística no período entre 2015 e 2018. “O que nós queremos agora é que essa carteira seja estruturada porque sabemos que investimentos levam tempo para maturar”. Ela afirmou que alguns estados já apresentaram projetos para o setor.
A importância da reforma do Imposto sobre Comercialização de Mercadorias e Serviços também foi destacada pela presidenta Dilma em sua intervenção. Para Dilma, o imposto é parte de um contexto microeconômico mas tem consequências “macroeconômicas”, como a criação de novos postos de trabalho.
Segurança Pública
A reforma do Imposto sobre Comercialização de Mercadorias e Serviços também foi destacada pela presidenta Dilma em seu discurso. Para Dilma, o imposto é parte de um contexto microeconômico, mas tem consequências “macroeconômicas”, como a criação de novos postos de trabalho.
Durante a reunião, o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, fez uma apresentação sobre a situação da segurança pública no Brasil. O governo federal propôs um pacto nacional contra a violência, com foco na redução de homicídios dolosos e na redução do déficit carcerário no Brasil. “Precisamos desenvolver políticas de segurança e sociais para populações vulneráveis. Podemos interromper o número de homicídios, num horizonte de agora até 2018”, ressaltou a presidenta.
O governo também pretende unir esforços com os estados e apresentar soluções para o problema da superlotação nos presídios brasileiros. Segundo dados do Ministério da Justiça, a população carcerária é de cerca de 600 mil detentos, que ocupam 276 vagas. O déficit prisional já atingiu o patamar de 231 mil vagas.

Fonte: Portal Brasil.


Seja um Doador


A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, conhecida popularmente por 'tutano'. O transplante de medula óssea é o tratamento para algumas doenças que afetam as células do sangue como leucemia, linfomas, anemias graves, entre outras.
Quando não há um doador na família, geralmente um irmão ou um dos pais, a solução é procurar um doador compatível. A chance de encontrar compatibilidade é de 1 em 100 mil. Em novembro de 2014, havia no Brasil 3,5 milhões de doadores inscritos.
Para doar é preciso ter entre 18 e 55 anos e boa saúde. O candidato a doador deve procurar um hemocentro e se inscrever. A doação é a retirada por punção de uma pequena quantidade de medula do osso da bacia, feita sob anestesia. O osso do doador se recompõe em 15 dias.
Saiba mais
Fonte: Senado Federal

Livro sobre sítios arqueológicos de Rajada será lançado em Petrolina.


A descoberta recente de quatro sítios arqueológicos no distrito de Rajada, zona rural de Petrolina, é o tema do livro ”Pedras que Falam”, que o jornalista Carlos Laerte e o professor Genivaldo Nascimento lançarão no final deste mês e início de agosto.
O livro destaca os sítios arqueológicos do Açude das Pedras – na sede de Rajada – e os outros três na zona rural do distrito (dois no Sítio Manteiga e um na Chapada do Alegre). O lançamento acontecerá primeiro na Escola José Cícero de Amorim, em Rajada, no dia 30 de julho,  às 10h.
Com 60 páginas recheadas de textos curtos e muitas fotos, o livro também será lançado na Livraria SBS Internacional, às 19h30 do dia 31, e no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, no dia 7 de agosto, às 17h30, dentro da programação da 2ª Feira do Livro do Vale do São Francisco.

A publicação também será distribuída pela Secretaria de Educação de Petrolina nas escolas municipais. 

Fonte: carlosbritto.ne10.uol.com.br

Mais Postagens