Nosso Blogger

animado

Tradutor

domingo, 7 de janeiro de 2018

Aumento da criação de bodes e carneiros minimizam dificuldades causadas pela seca no Nordeste brasileiro


Segundo Carlos Medeiro em matéria para UOl Notícias, o aumento da criação de bodes e carneiros tem ajudado sertanejos durante este prolongado período de seca no Nordeste.
Criações de bodes e ovelhas aumentam no Nordeste

 A caprinocultura (criação de bodes e cabras) se tornou uma salvação para muitos sertanejos, que vivem sobre estiagem prolongada no semiárido nordestino. A situação costumava vitimar os animais na região. Em 2012, por exemplo, pelos menos 4 milhões de animais morreram.

Desde o início da seca, os principais rebanhos da região encolheram, como os bovinos e suínos. Na contramão bodes, ovelhas e carneiros cresceram.

Segundo dados do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), o número de caprinos cresceu 6,4% entre o final de 2011 e o final de 2016, chegando a 9 milhões de animais no Nordeste. O que representa 91% do rebanho do país. 

No caso dos ovinos o crescimento foi ainda maior: 15%, alcançando, 11,6 milhões de carneiros e ovelhas, o equivalente a 63% dos animais criados no Brasil.
Leite de cabra é vendido hoje a preço quase o dobro do bovino
Pernambuco é destaque na criação de caprinos. O estado tem 2,5 milhões desses animais, atraz apenas da Bahia, com 2,7 milhões ( mas que tem uma área sete vezes maior do que a pernambucana).

Segundo Paulo Fernando de Oliveira - Técnico em agropecuária do Cedapp -  ( Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor, entidade que atua com assistência técnica em cidades do agreste). O fato de ser um animal de rentabilidade e ciclo de reprodução rápidos, garante a sobrevivência em meio a seca o que também tem contribuído para a diminuição do êxodo rural.

Leia matéria completa em: 
https://noticias.uol.com.br/criacoes-de-bodes-e-carneiros-crescem-e-salvam-sertanejos-da-seca-no-nordeste.htm

Adaptação de texto: Cicero Do Carmo

Mais Postagens