Nosso Blogger

animado

Tradutor

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Após decisões favoráveis, Justiça suspende posse de Cristiane Brasil como ministra do trabalho

Nomeada nesta quarta feira (3) por Michel Temer como ministra do trabalho, a deputada Cristiane Brasil, Filha do deputado Roberto Jefferson presidente do PTB, também citada nas delações da Odebrecht, já respondia processo na Justiça do Trabalho.
A posse de Cristiane Brasil (PTB-RJ) estava prevista para esta terça
 A posse da nova ministra estava prevista para esta terça feira (9), mas uma decisão do juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4º Vara Federal de Niterói (RJ), concedeu decisão liminar para suspender a nomeação e a posse da mesma.

Várias ações foram movidas por um grupo de advogados do Rio de Janeiro com o objetivo de barrar a indicação de Cristiane Brasil para o ministério.

Os processos foram apresentados após ser revelado que a nova ministra havia sido condenada em uma ação trabalhista
por não assinar carteira e nem pagar os direitos trabalhistas de um funcionário contratado pela mesma. 

Também nesta segunda (8) uma decisão de duas juízas Federal do Rio de Janeiro negaram o pedido de suspensão da posse da nova ministra. E por serem decisões sobre pedidos de liminar (decisão imediata, mais provisória) o caso ainda deve voltar a ser  julgado.
Matéria completa em:

Com adaptações de texto de Cicero Do Carmo

EUA revogam proteção temporária para 200.000 salvadorenhos

Imigrantes salvadorenhos pedem, em coletiva de imprensa, em 8 de janeiro de 2018, em Nova York, que o governo americano mantenha o Estatuto de Proteção Temporária (TPS), que lhes dá amparo para residir no país.
 
 Os Estados Unidos puseram um ponto final nesta segunda-feira (8) ao Estatuto de Proteção Temporária (TPS, na sigla em inglês) para 200 mil salvadorenhos, que agora têm 18 meses para encontrar outra forma de regularizar sua situação ou deixar o país.

O TPS para os salvadorenhos tinha sido adotado pelos Estados Unidos após o terremoto de 2001, mas a decisão da secretaria de Segurança Interna, Kirstjen Nielsen, considera que estão dadas as condições para que El Salvador receba de volta estas pessoas.

El Salvador respondeu de forma tímida, focando-se menos na ameaça de deportação e mais na prorrogação de 18 meses. Em nota, o governo do presidente Salvador Sánchez Cerén agradeceu aos Estados Unidos por "este anúncio, que reafirma os fortes laços de amizade e de cooperação que os mantêm como parceiros históricos".

"Baseada em uma cuidadosa consideração da informação disponível (...), a Secretaria de Segurança Interna determinou que as condições originais causadas pelo terremoto de 2001 não existem mais", disse um alto funcionário do Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês).

Por isso, acrescentou, "a atual designação de TPS (para os salvadorenhos) deve ser extinta". 
Matéria completa em:
 

Magnata ecologista financia campanha contra Trump

 O ecologista bilionário americano Tom Steyer anunciou em coletiva que investirá 30 milhões de dólares para tentar destituir o presidente Donald Trump, em Washington DC, em 8 de janeiro de 2018
 
O magnata ecologista americano Tom Steyer anunciou nesta segunda-feira que destinará 30 milhões de dólares para ajudar os democratas a recuperar a maioria na Câmara de Representantes nas eleições de novembro, e que continuará financiando uma campanha visando o impeachment do presidente Donald Trump.

Steyer revelou ainda que não será candidato nas legislativas deste ano, mas omitiu se planeja concorrer à presidência em 2020.

O magnata informou que reforçará seu apoio à campanha na Internet (needtoimpeach.com) para destituir o presidente republicano, que já conta com quatro milhões de pessoas.

"Meu objetivo é que Donald Trump seja destituído", declarou Steye durante entrevista coletiva em Washington.

Em novembro será renovada a totalidade da Câmara de Representantes e um terço do Senado, ambos dominados pelos republicanos.

Tom Steyer planeja destinar 30 milhões de dólares a sua organização NextGen Rising, que procura mobilizar o eleitorado jovem, decisivo, segundo disse, para definir as próximas eleições. "2018 será um ano de luta pela alma deste país".

Aos 60 anos, Steyer, um antigo proprietário de fundos especulativos, tem uma fortuna avaliada em 1,6 bilhão de dólares, segundo a revista Forbes.
 
Fonte: APFNotícias

Conversações para jogos de inverno reestabelece comunicação entre as duas Coreias e diminui tenção com EUA

As duas Coreias concordaram no fim de semana em manter seu primeiro diálogo em mais de dois anos 

Coreia do Norte e Coreia do Sul iniciaram nesta terça-feira suas primeiras conversações em mais de dois anos, informou o ministério sul-coreano da Unificação.
 

O encontro ocorre na localidade fronteiriça de Panmunjom, situada na zona desmilitarizada que divide a península, e começou às 10H00 local (23H00 Brasília de segunda), com uma declaração do líder da delegação de Seul.

A delegação sul-coreana chegou em comboio a Panmunjom, o mesmo local onde se firmou o cessar-fogo da guerra da Coreia (1950-1953).

Em um dos postos de controle que levam à zona desmilitarizada, um grupo de manifestantes exibiu um cartaz desejando sorte aos negociadores.
Pouco antes do início da reunião, o ministro da Unificação, Cho Myung-Gyun, afirmou que as duas partes se concentrarão na participação do Norte nos Jogos de Inverno de Pyeongchang, mas que a agenda prevê outros temas.
"Hoje abordaremos a participação da Coreia do Norte nas Olimpíadas e Paraolimpíadas de Pyeongchang, e também a questão da melhoria das relações intercoreanas", disse Cho, que lidera a delegação sul-coreana.

A Coreia do Sul também tentará discutir sobre a retomada dos reencontros das famílias separadas nas conversações intercoreanas desta semana.
"Nós nos prepararemos para conversar sobre a questão das famílias separadas e sobre a forma de reduzir as tensões militares", afirmou à imprensa o ministro Cho Myoung-Gyon.
A participação dos norte-coreanos nos Jogos, que acontecem de 9 a 25 de fevereiro, depende ainda da avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI).

O presidente do COI, Thomas Bach, e o membro norte-coreano da organização, Chang Ung, participam da conversa.
Uma das questões é sobre a apresentação dos atletas nas cerimônias de abertura e encerramento: se aparecerão unidos, como nas Olimpíadas de Sidney-2000 e Atenas-2004, e nos Jogos de Inverno de Turim-2006.
Também há a questão da composição da delegação norte-coreana e de onde ficará hospedada.

O grupo poderá ficar em um navio de cruzeiro em Sokcho, a uma hora de estrada das instalações olímpicas, o que permitiria vigiar e controlar de perto seus movimentos.
Com apenas um punhado de atletas classificados para os esportes de inverno, os analistas acreditam que Pyongyang enviará um exército de animadoras aos Jogos para atrair a atenção.

A Guerra da Coreia (1950-1953) terminou com um armistício e não com um tratado de paz formal, e, por isso, as duas Coreias continuam tecnicamente em guerra.
A questão das famílias divididas nos dois lados da fronteira é uma das consequências mais delicadas do conflito, que acabou com a divisão da península em 1953.

Cerca de 60.000 sul-coreanos idosos continua esperando para reencontrar seus familiares do lado norte.
A delegação do Norte é liderada por Ri Son-Gwon, chefe do departamento responsável pelos assuntos intercoreanos.
As tensões entre os dois países aumentaram no ano passado, com os testes nucleares e os lançamentos de mísseis da Coreia do Norte, que assegura ser capaz de atingir com um ataque militar todo o território continental dos Estados Unidos.

Esta tentativa de aproximação acontece depois de o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, advertir, em seu discurso de Ano Novo, que o botão nuclear estava em sua mesas, ao mesmo tempo em que estendeu a mão ao sugerir que poderia enviar uma delegação aos Jogos de Inverno.
Seul respondeu com uma oferta para negociar, e na semana passada foi restabelecida a linha telefônica intercoreana, depois de quase dois anos inativa.

Também nos últimos dias, os Estados Unidos e a Coreia do Sul concordaram e adiar seus exercícios militares anuais até depois dos Jogos de Inverno, em uma aparente tentativa de acalmar os ânimos.

Fonte: APFNotícias

Chile ajusta últimos detalhes para chegada do papa Francisco

A uma semana da chegada do papa Francisco, Chile acertava nesta segunda-feira (8) os detalhes sobre as cerimônias e a roupa que o religioso utilizará em sua visita de três dias, que deve reunir mais de um milhão fiéis.
Nesta segunda-feira, a Comissão organizadora apresentou as túnicas, estolas e mitras que os cerca de 1.500 bispos e sacerdotes que acompanharão o papa nas missas usarão. A túnica que será usada por Francisco nas três liturgias não foram exibidas à imprensa.

Simultaneamente, o governo reforçava a segurança na fronteira diante da esperada chegada em massa de fiéis. Nas ruas de Santiago se pode adquirir desde almofadas com a foto de Francisco até chaveiros com frases religiosas.

Para cada uma das missas, cinco designers chilenos confeccionaram durante quatro meses três tipos de batinas de algodão estampada a 'cruz andina'.

O papa utilizará ainda cálices de aço inoxidável onde serão depositadas mais de 600.000 hóstias que deverão ser distribuídas nas três liturgias, programadas para começar às 11H00 da manhã (14H00 GMT) durante os três dias.

As autoridades chilenas esperam que cerca de 400.000 pessoas assistam a cada uma das missas realizadas em Santiago, Temuco e Iquique, e que milhares de turistas peregrinos venham desde países como Argentina, Peru e Bolívia.
 
Fonte: AFPNotícias

Mais Postagens