Nosso Blogger

animado

Tradutor

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Limpeza étnica no norte do Iraque: ajuda humanitária não chega a centenas de milhares de civis em fuga



A resposta internacional ao êxodo maciço de civis das áreas do Norte do Iraque que foram conquistadas pelo ISIS tem sido insuficiente até a data. Mesmo os muito publicitados lançamentos aéreos de emergência feitos às comunidades yazidis* encurraladas na montanha do Sinjar, e cercadas por militantes do ISIS, têm se mostrado ineficazes.
A comunidade internacional tem de lançar uma resposta humanitária urgente para ajudar as centenas de milhares de pessoas por todo o Norte do Iraque que fogem da onda de limpeza étnica levada a cabo pelo grupo rebelde jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIS), afirma a Anistia Internacional.
“O Governo iraquiano, o Governo Regional do Curdistão, os países doadores e as agências internacionais têm de se juntar num esforço concertado para garantir refúgio seguro e ajuda humanitária a estes homens, mulheres e crianças que se veem forçados a fugir face a tal brutalidade”, insta Donatella Rovera.
 Centenas de sobreviventes da zona montanhosa e muitos outros que ainda se encontram no local, sem saída, descreveram à Anistia Internacional que ainda nenhuma ajuda chegou para eles. As garrafas de água lançadas por aviões recentemente têm se partido no impacto com o solo.

Fonte Anistia internacional
Adaptado por Cicero Do Carmo

Iraque: Limpeza étnica ocorre no norte do país na tentativa do Estado Islâmico de eliminar as minorias



A Anistia Internacional reuniu dados que indicam que várias execuções em massa ocorreram em Sinjar em agosto. Dois dos incidentes com mais vítimas fatais aconteceram quando combatentes do Estado Islâmico assaltaram as comunidades de Qiniyeh, em 3 de agosto, e Kocho, em 15 de agosto. O número de pessoas que perderam a vida somente nestes povoados chega a várias centenas.
Um novo relatório (A limpeza étnica em escala histórica: ataques sistemáticos do Estado Islâmico às minorias no norte do Iraque), publicado nesta terça-feira, apresenta uma série de relatos de sobreviventes que descrevem como dezenas de homens e meninos da região de Sinjar, no norte do Iraque, foram capturados por combatentes do Estado Islâmico, e levados para os arredores de pequenos povoados para serem executados. Centenas, possivelmente milhares de mulheres, meninas e meninos, junto com dezenas de homens da minoria yazidi também foram sequestrados desde que o Estado Islâmico tomou o controle da região.
 
Entre as minorias étnicas e religiosas atacadas no norte do Iraque estão os cristãos assírios, os Chies turcomanos, os xiitas Shabak, os membros da fé Yazidi, os Kakai e os Mandaean sabeus. Muitos árabes e muçulmanos sunitas contrários ou considerados contrários ao Estado Islâmico também foram objeto de ataques aparentemente como represália. 

Fonte:  Anistia Internacional Brasil
Adaptado por Cicero do Carmo

Mais Postagens