Nosso Blogger

animado

Tradutor

domingo, 17 de julho de 2016

Bairro João de Deus - Petrolina PE, 29 anos: da Ocupação a Exclusão!

Bairro João de Deus: fundado em 1987.

Em homenagem a visita do Papa João Paulo II, ao Brasil no final dos anos 80. O poder público deu ao bairro, antes uma ocupação no bairro Pedro Raimundo, depois de muita luta, transferido para uma área doada pala Codevasf, O nome de João de Deus.
Com população de aproximadamente 14.512 hab (dados do IBGE 2010), um dos bairros mais populosos e carente da cidade de Petrolina-PE, completa hoje (17), 29 anos.

Com infra estrutura precária, a maior parte de sua população depende exclusivamente da agricultura irrigada como fonte de renda e movimentação do comercio local, 
As famílias que ali residem tem enfrentado momentos difíceis com o desemprego e o aumento da cesta básica, por consequência da atual situação econômica e política do País.

Apesar da violência ter diminuído significativamente, ainda prevalece fatores que tem contribuído para manter principalmente a população jovem (34,1%), em situação de vulnerabilidade e exposta a todos os riscos. Obras que deveriam estar funcionando, projetos de inclusão e cidadania como: a Praça da Juventude "há 7 anos em construção" e escola de tempo integral projetado há anos pelo governo do Estado estão até o momento sem resposta. 

Serviços de educação, saúde e assistencial existem mais não atende as demandas da população pois lhes faltam condições de trabalho e investimentos em projetos que empoderem a população mais necessitada. Transporte público com tarifas caras e de péssima qualidade. o mesmo a dizer dos serviços de saneamento básico.


São 29 anos de luta pelo direito de ter direitos. inúmeras promessas politicas, gestão após gestão e serviços paliativos e minguados. 

Mesmo assim parabenizamos a todos(as), comunitários presentes e agradecemos aos que aqui passaram e fizeram do João de Deus uma comunidade de pessoas de bem e objetivada na qualidade de vida de sua polpulação.

PARABÉNS JOÃO DE DEUS, PARABÉNS COMUNITÁRIOS(AS)! 

Por Cicero Do Carmo
Morador do João de Deus

Mais Postagens