Nosso Blogger

animado

Tradutor

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Israel X Palestina, Rússia X Ucrânia

Infelizmente isto não é uma disputa de futebol em busca de um título ou um lugar no topo da tabela e sim territorial , política,  a qual é jogada com as piores armas usando sinistras estratégias de combate que é a vida humana. Dezenas de inocentes são vitimados(as) de forma covarde e vil por armas mortíferas como se fossem pragas e para justificar esta insana disputa usa-se as mais absurdas desculpas.
Vítimas do voo MH17
Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crê em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar.

" Ai do Mundo por causa das coisas que fazem tropeçar! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecerem!" (Mateus 18. 6-7)


As maiores vítimas são crianças
 e mulheres que indefesas são usadas como escudo humano, acoadas por não ter onde se proteger ou a quem recorrer viram alvos fáceis, inúmeras quando não mortas são mutiladas física. moral e psicologicamente.

Temos que expressar a nossa indignação e repúdio a estes atos e pedir que sejam apurados e os culpados punidos. É inaceitável que estes genocídios  sejam considerados apenas como acaso, efeito colateral, ou uma estatística normal de conflitos. Isto tem cunho político, tem financiadores e mandantes. 

"Eu Sou O Futebol"

Já dizia a propaganda da Brahma mostrada pela Rede globo, nela uma figura masculina vestindo um casaco com capuz que lhe escondia o rosto carregando uma mala, ele entra em uma arena e é ovacionado por centenas de pessoas que estão nas arquibancadas. Isso me faz lembrar o ditado, um bom filho a casa torna, ou mesmo, a uma pessoa da família que há muito tempo fora, resolve voltar e é recebido com grande alegria, ou talvez um astro cinistra do rock, ou qualquer coisa parecida.
O fato é que aquela figura representava metaforicamente, claro, O futebol, eu suponho. Ou poderia ser a Copa do Mundo, talvez a taça, ou a vitória. Sim, de fato, voltou mais não pra dizer que ali é sua morada definitiva, ou que aquele é  o lugar de sua preferência. Ele voltou, e veio com bagagem e nela traz experiências de outras batalhas, culturas e  vivências. Voltou humilde, silencioso, pensativo. Ou como se estivesse buscando algo: analisa, espreita e espera. Idolatrado pelos fleches e cultuado como um Deus, o futebol é visto por muitos como uma oportunidade de melhorar de vida, outros aproveitam como válvulas de escape extravasando o excesso de energia confusa e difusa em alegria e ou violência, outros transformam, instigam e exploram essa fantasiosa e êxtasiosa sensação e tudo vira mercadoria.
Uma coisa é certa, Desmascarou e evidenciou o ganancioso interesse das grandes corporações e seus seguidores. Mostrou-nos que o verdadeiro futebol não é feito de jogadas de marketing, especulações ou monopolização de mercado. Apesar de ter sido fomentado para tal. Ele mostra que não está no individualismo, estrelismo ou diferencial de supostos super homens. E sim em um conjunto de valores chamados de vitória. E deixou claro que será um eterno andarilho e que por onde passar levará alegria ou tristeza, decepção ou sensação de dever cumprido e que ninguém se iluda com sua abstrata figura, pois aonde chegar será objeto de cobiça e poderá ser usado para o bem e para o mal.

Somosumsó. ” Mocinho ou bandido”. Estamos juntos nas decepções, lamentações, contas a pagar. E na urgência em apontar culpados estar a nossa maior derrota. O futebol no momento parece ter encontrado o que estava à procura, pelo menos até não ser novamente corrompido e vitimado pela ganância e excesso de vaidade humana. O que deve nos levar a uma real reflexão.  O objetivo de uma disputa de futebol é a vitória  e com ela consequentemente o prêmio e isto  não deve ser monopólio e nem exclusividade de ninguém, deve ser construída através da ética, moral, humanização, democratização, descentralização de poder e de coletividade.

Cicero do Carmo

Mais Postagens