Nosso Blogger

animado

Tradutor

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Univasf discute com direção do MST a criação de projeto extensivo para comunidades de assentados.

O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima, recebeu, na manhã de ontem (30), a visita da representante do Coletivo Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Ana Emília Borba, e dos componentes da direção estadual do MST de Pernambuco, Reginaldo Martins e Florisvaldo Araújo. Na ocasião, também estava presente o professor do Colegiado de Medicina da Univasf Aristóteles Cardona Júnior, que atua nas atividades de extensão junto às comunidades de assentados. Eles discutiram sobre a criação de um projeto de extensão entre a Univasf e os sem terra.

Os representantes ressaltaram a importância da ampliação das parcerias no campo da educação, cultura, arte e saúde. “Queremos levar a construção de conhecimento para os trabalhadores rurais com uma Universidade que dialogue com os camponeses”, disse Ana Emília. Ela informou ainda que na região do Vale do São Francisco existem 40 assentamentos, onde são realizadas atividades produtivas variadas, como fruticultura, caprinocultura, ovinocultura e cultivo de cereais e que contam com a parceria de órgãos renomados.


Julianeli Tolentino falou sobre os projetos que a Universidade já possui, como, por exemplo, o projeto de extensão “Horta Orgânica Comunitária”, no qual famílias de produtores cultivam hortaliças, no Espaço Plural da Univasf, em Juazeiro (BA), e comercializam os seus produtos na própria Universidade. O reitor recebeu a iniciativa com muito entusiasmo e disse ainda que será formado um grupo de trabalho com professores da instituição visando à elaboração de um projeto entre a Universidade e os sem terra. “A nossa Universidade está aberta para toda a comunidade e nós sabemos que a educação tem transformado a nossa região socioeconômica e culturalmente”, afirmou.

Por:Mayra Coelho
Fonte: Detalhe Notícias



Mais Postagens