Nosso Blogger

animado

Tradutor

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Juventude Camponesa de todo o Brasil participa de Congresso, em Recife (PE)



Cerca de 2 mil jovens estão reunidos em Recife


A Pastoral da Juventude Rural promove, de 14 a 19 de janeiro, o 3º Congresso Nacional da Juventude Camponesa, com o tema “Terra, Pão e Dignidade – Na caminhada pela Terra Livre Brasil”. O evento reúne jovens de todo o Brasil, no Parque de Exposições do Cordeiro, em Recife (PE). De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 8 milhões de jovens rurais no Brasil. A maioria encontra-se na região Nordeste.

O Congresso tem como objetivos fortalecer a identidade cultural e dar visibilidade à juventude camponesa. Segundo o secretário nacional da Pastoral da Juventude Rural, Laércio Vieira, “os jovens vão viver uma semana rica em formação, com várias oficinas, mesas e debates sobre a questão do projeto popular para o Brasil”. Também fazem parte da programação apresentações culturais e regionais de todas as regiões do Brasil. “Será um momento de grande comunhão”, afirma Laércio.

 As mesas redondas colocam em pauta os grandes temas da atualidade

Durante os seis dias, estão programados seis mesas redondas que vão colocar em pauta temas como a conjuntura brasileira, reforma agrária, agricultura familiar e agroecologia. Também serão ministradas 53 oficinas, entre elas: tecnologias para a convivência com o Semiárido e o Cadastro Ambiental Rural – CAR. Além disso, o evento promoverá uma caminhada com o mote “Juventude do Campo e da Cidade na luta pelo projeto popular”. 

Criminalizados cotidianamente pela cobertura da maior e mais poderosa emissora de Televisão do Brasil, a juventude camponesa do 3º Congresso expulsou na tarde desta quarta-feira (15) a equipe local de reportagem da Rede Globo aos gritos de “a realidade é dura, a Rede Globo apoiou a ditadura”.  

Manifestação contra a presença da Rede Globo no evento

História

Com o intuito de valorizar e fortalecer a identidade cultural e religiosa dos jovens do meio rural foi realizado no ano 2000, em Brasília, o I Congresso Nacional da Juventude Camponesa. Seis anos depois, também em Brasília, aconteceu o segundo encontro. Nessa edição, pela primeira vez, a juventude camponesa conseguiu entregar sua pauta de luta ao então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2014, o evento sai da capital do País para Pernambuco.


Fotos: Jacy Santos


Mais Postagens