Nosso Blogger

animado

Tradutor

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Praça da Juventude recebe atividades voltadas a comemoração da Consciência Negra

Nesta quinta (23), a Praça da Juventude do Bairro João de Deus - Zona Norte de Petrolina, recebeu as ações do Mandato Coletivo do vereador Profº Gilmar Santos (PT). 


Em sua 6º edição o Mandato coletivo além de fomentar a participação de grupos musicais e culturais também ouvi reivindicações de comunitários por onde passa.

E em comemoração ao dia da Consciência Negra  as atividades voltadas a ação traz o tema: “Extermínio da juventude negra: reaja ou será morto”. Provocando assim debate sobre as estatísticas das maiores vítimas de homicídios no Brasil que é a juventude negra. 

O racismo foi um dos temas discutidos, uma vez que evidencia através da realidade social e econômica a desigualdade existente entre as classes sociais do pais e revela não apenas o extermínio da população negra mais o apartheid social provocado pela mal distribuição de renda e a falta de políticas públicas e de reparação a todos os tipos de violência sofridos pela população negra que hoje representa mais da metade da população brasileira onde apenas 17% destes são ricos.

Entre os/as participantes estavam moradores da comunidade, representante do poder público, professores de escolas públicas, alunos/as, lideranças comunitárias, convidados, grupos musicais e culturais de comunidades circunvizinhas como:
banda Fogo no Munturo do Bairro José e Maria e o  núcleo teatral Biruta de Teatro que atua no Bairro Rio Corrente.

Dentre os convidados estavam o jovem Diego Cruz e sua mãe Ivanilde Cruz - Diego e José Alex foram vítimas da violência policial sofrida em 2010, ao ser confundido com assaltantes, o que culminou na morte de José Alex o qual através de pedidos da comunidade e reforçado em projeto de lei pelo vereador Gilmar Santos, Terá seu nome no ginásio da Praça da Juventude do João de Deus, bairro o qual ele residia.

Entre os facilitadores do debate estavam Professor e Músico Maércio José, a integrante da Associação de Moradores do João de Deus, Ivanilde, o Educador Emanoel e o educador popular Cícero Do Carmo.


O vereador ainda ouviu reivindicações de uma mãe sobre a questão da falta de vagas nas creches da comunidade e falou sobre o descaso da Secretaria de Cultura Turismo e Esporte para com a programação do seu evento o qual teve que ser antecipado por haver outra programação no mesmo dia e horário pois seu ofício já havia sido enviado antecipadamente. 

Confira mais:

Por: Cicero Do Carmo

Mais Postagens