Nosso Blogger

animado

Tradutor

domingo, 29 de outubro de 2017

Núcleo de Estudos e Fortalecimento de Direitos Sociais e Humanos



Justificativa:

Devido aos diversos ataques que estão promovendo o enfraquecimento e a criminalização de órgãos de defesa social de dos direitos humanos, torna-se necessário uma ação urgente organizada e construída com o envolvimento e participação direta da população, especialmente a que mais sofrerá com a desmistificação e a inutilização destes, os quais precisarão de fortalecimento para atuarem de forma autônoma na defesa de direitos fundamentais: sociais e humanos.



OBJETIVO GERAL :Fortalecer e criar mecanismos de defesa dos direitos sociais e humanos através da analise de conjunturas social , política, econômica, tecnológica e religiosa. Visando a participação direta da população compreendendo os desafios ideológicos e sociais, exigidos na sociedade contemporânea, almejando um avanço social racional para as futuras gerações.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 • Criar núcleos de estudos e fortalecimento dos direitos sociais e humanos nas comunidades onde exista um alto grau de vulnerabilidade, violações e negação de direitos.

• Envolver órgãos públicos e de defesa da população em discussão de assuntos inerentes a necessidades básicas, de violações e negação de direitos, através de encontros periódicos nas comunidades (núcleos).

• Promover a participação de profissionais de diversas áreas para facilitar a compreensão e socialização dos assuntos discutidos, construindo propostas para serem encaminhadas a órgãos competentes observando riscos e vulnerabilidades, negação e violação de direitos.





"Direitos Sociais

Direitos sociais são todos os direitos fundamentais e garantias básicas que devem ser compartilhados por todos os seres humanos em sociedade, independente de orientação sexual, gênero, etnia, religião, classe econômica, etc. 
O direito social busca resolver as questões sociais, ou seja, todas as situações que representam as desigualdades da sociedade. Também é essencial para que as pessoas tenham o mínimo de qualidade de vida e dignidade.


Direitos Humanos
Direitos humanos são os direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos.
Seu conceito também está ligado com a ideia de liberdade de pensamento, de expressão, e a igualdade perante a lei. A ONU (Organização das Nações Unidas) foi a responsável por proclamar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que deve ser respeitada por todas as nações do mundo".

Propositor: Cicero Do Carmo
Através da CPC - Central Popular de Comunicação

Projeto; Ocupe a Praça- Praça da Juventude do Bairro João de Deus

 Justificativa:

Devido à situações de vulnerabilidade, causadas pela precária condição sócia econômica, fragilidade dos vínculos familiares, violação e negação de direitos que afetam a maioria da população do Bairro João de Deus, é necessário ações que promovam vida e atendam direitos básicos desta população a qual conta atualmente com mais de 30 mil habitantes, contando com extensão de comunidades de mesmo perfil que apresentam números expressivos de população jovem, a qual tem sido alvo de traficantes de drogas, prostituição e vítimas dos constantes casos de violência. O que afeta não só o meio comunitário mais também toda a sociedade petrolinense. Ainda apresentamos o fato desta população não compreender a importância de zelar pelo seu patrimônio, o que causa a depredação e destruição de espaços que promovem qualidade de vida a todos/as. 

Com intuito de contribuir para a diminuição dos fatores de risco e a depredação, envolvendo especialmente este público, propomos este projeto, o qual se apresenta também como um apelo a todos que possam colaborar direta ou indiretamente com o proposto a fim de constituir parcerias para o êxito do mesmo.



Objetivo Geral:

Envolver a comunidade geral em ações que contribuam para a preservação e sustentabilidade de espaços comunitários, através de esporte, arte e cultura, promovendo laser, cidadania e inclusão social.

Objetivos Específicos:

·        Desenvolver atividades artísticas, desportivas e culturais que possibilitem o envolvimento de idosos, crianças, jovem e adulto.

·        Criar rodas de conversas para conscientizar e promover cidadania através da Educação Popular.
·        Integrar grupos existentes que promovam ações artísticas, culturais e desportivas ( Reisado, Quadrilha Junina, Pastorinho e etc.).

·        Promover semestralmente um encontro de arte e cultura.

·        Criar parcerias com o poder público municipal, estadual e Federal, para promover ações que proporcionem a presença direta destes na vida da comunidade.



 



Propositor: Cicero Do Carmo
Através da Central Popular de Comunicação

Mais Postagens