Nosso Blogger

animado

Tradutor

terça-feira, 18 de março de 2014

Movimentos sob censura



O que a mídia não mostra!

O MST realizou, em Brasília, seu VI Congresso com participação de 16.000 pessoas. Um Congresso de encher os olhos, de esquentar os corações, pela vibração das crianças, jovens e adultos presentes. 

A sociedade brasileira foi privada de conhecer e acompanhar este espetáculo de organização e mobilização, os temas debatidos, os apoios recebidos. Os grandes meios de comunicação fizeram questão de ignorar o evento, de invisibilizar esta demonstração de pujança e vitalidade, mesmo em tempos difíceis de perda do dinamismo original.

O Congresso passaria totalmente desconhecido, não fosse um incidente, ocorrido durante marcha que cobriu de vermelho a Esplanada dos Ministérios. Incidente provocado pelo despreparo da polícia, que originou um confronto em que algumas pessoas ficaram feridas. O que era ignorado, acabou se tornando manchete das redes de TV e dos grandes jornais impressos que qualificaram de desordem, de baderna, uma manifestação alegre, mesmo que impregnada de indignação pelo descaso do governo com os sem-terra no Brasil.
 O que a mídia só mostra!

O que o Brasil ficou sabendo é que o MST queria ocupar o Palácio do Planalto e o STF. Este chegou a suspender a sessão que realizava. Nenhum órgão da imprensa mostrou que os dirigentes do movimento tentavam acalmar os ânimos exaltados dos participantes diante da total incompetência da polícia. Um mês depois do encerramento do Congresso é isso que a mídia continua repassando ao público brasileiro. 

Os movimentos sociais estão sob censura. Uma censura tão ou mais grave que a censura da ditadura militar. Censura imposta pelos donos dos meios de comunicação, para quem as ações populares representam um perigo para seus privilégios. A eles interessa noticiar o que pode desgastar a imagem dos movimentos, nunca o que estes representam no resgate da cidadania de milhares de pessoas.

Do Editorial do jornal Pastoral da Terra -  Ano 39, nº 215 – Janeiro a Março de 2014
Fonte: http://www.brasildefato.com.br/node/27783

Mais Postagens