Nosso Blogger

animado

Tradutor

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Em visita desastrosa a Petrolina, ministro interino da educação Mendonça Filho (DEM-PE) causa revolta e indignação ao debochar de manifestantes na Univasf

Em visita a Petrolina neste dia 15, ministro interino da educação Mendonça Filho (DEM-PE)  é recepcionado no campos da Univasf, por manifestantes contrários ao corte de 45% dos recursos previstos para investimentos nas universidades federais em 2017.
Segundo cálculos de gestores, serão cerca de R$ 350 milhões a menos em investimentos para as 63 federais na comparação com os R$ 900 milhões previstos para o setor este ano. As instituições já vivem grave crise financeira, com redução de programas, contratos e até dificuldades para pagar contas.

O motivo da visita era assinar o repasse de verbas já aprovadas no governo Dilma. E consciente de sua rejeição e desagrado mediate as medidas impopulares que vem sendo tomadas pelo governo interino de Temer, o ministro tentou evitar os manifestantes o que resultou em repúdio e indignação as medidas tomadas contra os mesmos. 

Confira a nota do DCE.

O DCE Univasf vem a público registrar sua indignação frente aos atos ocorridos nessa manhã durante a visita do ministro interino da educação Mendonça Filho (DEM-PE), logo após o anúncio de cortes nos investimentos e no custeio das universidades federais.


Manifestamos nossa indignação frente à postura covarde e anti-popular do ministro que se negou a receber as/os estudantes, as técnicas e técnicos administrativos em administração e as professoras e os professores da universidade, alterando, em cima da hora e de maneira sorrateira, o local da reunião.



Manifestamos nossa indignação frente à agressão física às estudantes e aos estudantes, com empurrões, uso de armas elétricas, arranhões e tentativas de soco, numa demonstração desnecessária de força em resposta a uma manifestação pacífica e à presença da polícia militar dentro do campus. 


Registramos, com especial ênfase, nosso repúdio à agressão covarde e machista contra uma das integrantes do Diretório Central dos Estudantes que foi acuada contra a parede e agredida por um membro da escolta armada para o ministro interino.



Manifestamos nossa indignação ao deboche e ironia do ministro interino, ao mandar beijinhos, enquanto as/os estudantes, as técnicas e técnicos administrativos em educação e professoras e professores faziam suas manifestações, fazendo pouco caso das demandas levantadas pelas pessoas que se preocupam em construir incansável e diariamente esta universidade.

Diante de todo o exposto, exigimos, por parte da administração central da Universidade Federal do Vale do São Francisco, respostas diante de tantas arbitrariedades e retrocessos dentro de nossa universidade.

O que a reitoria tem a dizer ao corpo discente da Univasf diante dos ocorridos?

Pátria educadora não corta verbas da educação!
Universidade plural e democrática não se faz com violência!

Por: Cicero Do Carmo
com informações do facebook

Mais Postagens