Nosso Blogger

animado

Tradutor

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O fim da Menina Morena/Vale do Sol

Depois de 10 anos explorando  o transporte coletivo na cidade de Petrolina a empresa Menina Morena, Encerrou suas atividades definitivamente.


Ônibus Menina Morena 5380, Comil Svelto 2000, Volkswagen 15.190 EOD, foto em Petrolina - PE. Por Plinio Filho.

Neste 14 de Novembro por volta das 03h da manhã, os 110 trabalhadores restantes das empresas Menina Morena e Vale do sol, (já absorvida pela Viva Petrolina) fizeram um boqueio em frente a garagem da Viva Petrolina com o intuito de chamar a atenção das autoridades para o descaso com os mesmos. Os trabalhadores revindicavam o salário do mês e o Tiket alimentação que estava em atraso, pagamento de férias e garantia de pagamento do 13º e rescisão de contrato, já que havia rumores de que a empresa Menina Morena teve sua concessão caçada e só rodaria até 1º de dezembro deste ano. 
Na tentativa de esclarecer quem iria arcar com outros direitos como rescisão, FGTS e horas extras, juntaramse ao movimento trabalhadores demitidos que já estavam com seus processos em juízo e outros com causa ganha mas sem execussão por as empresas não terem um patrimônio compatível com as dividas. Também estava sendo cobrado a execussão do restante das parcelas processo 119 dos ex funcionários da antiga Trasnova que era repassado pela Menina Morena e que ficou na responsabilidade da Viva.
Na oportunidade funcionários da Menina Morena e Vale do Sol absorvidos pela Viva Petrolina integraram-se ao movimento e também revindicavam o cumprimento de acordos feito com eles e não cumpridos pelos administradores da Viva Petrolina.   
E meio a imparces e embates as 15:h, uma comissão de trabalhadores participaram de uma audiência pública no Ministério Público do Trabalho, onde fora apresentado, sem mas opções para os trabalhadores, uma proposta para os 110 funcionários: rescisão dividida em 07 veses e pagamento do mês divido em duas veses comessando a partir do dia 20 deste, FGTS e horas extras a ser cobrado em juízo. A proposta não fora bem aceita pelos funcionários mas os mesmos estavam convencidos de que a menina morena não oferecia mais condições de serviços e zelando por sua segurança e dos usuários reouveram aceitar. Com relação aos com processos em juízo a Justiça do Trabalho já havia determinado a retenção de 20% da venda de passes para quitação de débitos trabalhistas. a Discussão sobre o processo 119 e sobre funcionários da Viva ficara para um outro momento.

E que nos resta em meio a tudo isso?
Esperar e esperar... Mesmo que com um sentimento de; "Comeram toda a carne e nos jogaram os ossos não apenas para lamber, mas para engolir".

Aos amigos e colegas de trabalho a minha homenagem, vocês são meus heróis pós mesmo cansados e sem condições nenhum de trabalho aguentaram ate o último momento, agora descancem um pouco pós amanhã é um novo dia e virão novas batalhas!
Um grande abraço para todos(as).

Cicero

Mais Postagens