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domingo, 19 de março de 2017

Plano de Mobilidade Urbana de Petrolina não passa de uma falácia

O plano de mobilidade urbana de Petrolina, aprovado pela câmara de vereadores em 26 de abril de 2016 e sancionado pelo então prefeito Júlio Lossio em maio do mesmo ano, não passou de uma falácia.

O projeto lei 0001/16 que estabelece a organização da mobilidade urbana da cidade não parece ter surtido efeito no crônico e problemático sistema urbano de Petrolina. 

Tirante de uns trechos de asfaltos sinalizados e corredores de ônibus, umas placas de sinalização, modificação de trajetos e mãos única em determinadas ruas do centro da cidade o plano não consegue ser claro em sua finalidade principalmente na periferia. a não ser para os empresários que se beneficiam com a apreensão de veículos por parte de fiscais de trânsito e dos  que faturam com a exploração dos serviços das linhas de ônibus, os quais conseguiram através do plano: a redução de despesas em mão de obra com saída dos cobradores, a criação de uma nova categoria profissional “o motoristacobrador” Dinheiro vivo em suas finanças através do Bipi, o aumento de faturamento de sua empresa sem se preocupar com novos gastos, tendo ainda o pedido de recuperação judicial como plano “ B” , caso a crise financeira se prolongue e o aumento de passagens com prerrogativas de excessivas despesas com investimentos no setor de transportes.

Na prática o Plano de Mobilidade Urbana de Petrolina (PlanMob). Seria para estabelecer diretrizes para o acompanhamento e monitoramento da implementação e avaliação das ações do trânsito na cidade, mas até o momento não conseguimos ver melhorias principalmente nos horários mais críticos de movimentação da população (horário de pico), nos pontos de ônibus na periferia e/ou na qualidade do serviço.

E assim a população continua pagando a conta em passagens absurdamente caras e com os mesmos problemas e dificuldades enfrentados anteriormente a discussão da mobilidade urbana. Empresas prestes a dar calote nos funcionários/as, atrasos, reclamações diversas, ônibus sucateados e Hospital de Traumas lotado de acidentados por colisões envolvendo motos e carros sem se falar nos inúmeros engarrafamentos no trânsito.

É sabido por nós, mesmo leigo, que o problema da mobilidade urbana desta cidade tem raízes políticas e não apenas técnicas o que pode continuar favorecendo grupos monopolistas financiadores de campanhas eleitorais a continuar tomando proveito da miséria alheia e isto é fato histórico em Petrolina.

Mesmo sendo apontada atualmente como uma das melhores cidades para se viver Petrolina ainda esta longe de  fazer jus ao título o que só serve ainda mais para a exploração da população trabalhadora assalariada através das altas cobranças de impostos contidos nas taxas de água, luz, saneamento, aluguel, transporte e alimentação. 

Por: Cicero Do Carmo

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