Nosso Blogger

animado

Tradutor

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Causa e efeito na política brasileira

Em um país de riquezas                       
                               
O território brasileiro com seus bens naturais e potenciáveis, tem sido cobiçado de diversas formas e os investimentos por cobiçadores internacionais, causa uma enorme movimentação financeira o que tem feito os cobiçadores nacionais abraçarem a causa da globalização mercantil e capitalizada enxergando apenas os lucros gerados pelos negócios bem sucedidos, diga-se de passagem, mesmo que para isto seja necessário jogar por terra a constituição e a soberania do país.

O estado Brasileiro com população que segundo o IBGE em junho deste foi de 202,7 milhões tem tem vivido momentos de grande apreensão com relação ao cenário político e isto está refletido nos resultados das eleições obtidos nesta primeira etapa. Em meio aos votos apurados temos: 115.122.883, foram validados 104.023.802 (90,36%), nos demais, brancos somam 4.420.489 (3,84%), e abstenção: 27.698.475 (19,39%).

Os partidos PT e PSDB, tem em suas representações dois candidatos, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), ambos disputam a presidência em segundo turno. Mas um dado que tem chamado atenção por seu crescimento e aqui merece destaque (nulos 6.678.592 - 5,80%), mostra a insatisfação do povo com o sistema político e a forma com que o governo brasileiro em todas as suas esferas  vem conduzindo  o país.


E o povo?

O fato de uma boa parcela de brasileiros não serem politizados o suficiente para discutir suas necessidades leva-os a olhar a política como uma coisa suja, e sua inércia neste processo, traz consequentemente o crescimento dos aproveitadores especialmente os diplomados.

Com os inúmeros casos de corrupção e esbanjamento de dinheiro público o povo tem cada vez mais se recusado a escolher representantes, vezes por não sentir firmeza em suas propostas, por decepção ou incredulidade. O velho jogo da politicagem é tamanho que causa confusão e força o povo a escolher “o menos ruim” e/ou de acordo com as necessidades locais não visando o sistema como um todo.

Refém,  é visto apenas como massa de manobra política, programada para o consumo e usada para atingir o degrau mais alto. Pois os assuntos de interesses da população são rapidamente abafados por partidários que usam de todas as artimanhas para tornar-los polêmicos e engavetáveis mantendo assim os interesses da minoria capitalista em primeiro plano. Mas nem tudo esta perdido porque o povo tem se organizado e tem forçado algumas mudanças e mesmo que ainda pareçam insignificantes tem levado a refletir sobre a construção de um Projeto Popular o qual abordaremos  em outro momento.

 

or: Cicero Do Carmo

Mais Postagens