Nesta quinta (23), a Praça da Juventude do Bairro João de Deus - Zona Norte de Petrolina, recebeu as ações do Mandato Coletivo do vereador Profº Gilmar Santos (PT).
Em sua 6º edição o Mandato coletivo além de fomentar a participação de grupos musicais e culturais também ouvi reivindicações de comunitários por onde passa.
Em sua 6º edição o Mandato coletivo além de fomentar a participação de grupos musicais e culturais também ouvi reivindicações de comunitários por onde passa.
E em comemoração ao dia da Consciência Negra as atividades voltadas a ação traz o tema: “Extermínio da juventude negra: reaja ou será morto”. Provocando assim debate sobre as estatísticas das maiores vítimas de homicídios no Brasil que é a juventude negra.
O racismo foi um dos temas discutidos, uma vez que evidencia através da realidade social e econômica a desigualdade existente entre as classes sociais do pais e revela não apenas o extermínio da população negra mais o apartheid social provocado pela mal distribuição de renda e a falta de políticas públicas e de reparação a todos os tipos de violência sofridos pela população negra que hoje representa mais da metade da população brasileira onde apenas 17% destes são ricos.
Entre os/as participantes estavam moradores da comunidade, representante do poder público, professores de escolas públicas, alunos/as, lideranças comunitárias, convidados, grupos musicais e culturais de comunidades circunvizinhas como:
banda Fogo no Munturo do Bairro José e Maria e o núcleo teatral Biruta de Teatro que atua no Bairro Rio Corrente.
Dentre os convidados estavam o jovem Diego Cruz e sua mãe Ivanilde Cruz - Diego e José Alex foram vítimas da violência policial sofrida em 2010, ao ser confundido com assaltantes, o que culminou na morte de José Alex o qual através de pedidos da comunidade e reforçado em projeto de lei pelo vereador Gilmar Santos, Terá seu nome no ginásio da Praça da Juventude do João de Deus, bairro o qual ele residia.
Entre os facilitadores do debate estavam Professor e Músico Maércio José, a integrante da Associação de Moradores do João de Deus, Ivanilde, o Educador Emanoel e o educador popular Cícero Do Carmo.
Confira mais:
Por: Cicero Do Carmo