Um policial foi assassinado para aproximadamente cada quatro cidadãos mortos pela polícia no Brasil.
No ano passado, ocorreram ao menos 1.259 homicídios cometidos por policiais e 316 baixas nos quadros das policias civil e militar em 22 Estados que forneceram dados a pedido da BBC Brasil.
Com base nos dados compilados pela BBC Brasil a cada mês de 2013 aproximadamente 105 pessoas foi mortas pelos agentes da lei e 26 policiais foram assassinados por criminosos nesses Estados.
Os dados apontam tanto para uma alta letalidade das ações da polícia como para o grande nível de risco ao qual os agentes da lei estão expostos no país, segundo analistas.
A BBC Brasil solicitou dados oficiais sobre a violência relacionadas a policiais em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal, mas cinco deles não responderam até a data de fechamento da reportagem e quatro enviaram dados incompletos.
Átila Roque, diretor da Anistia Internacional no Brasil, diz que "no Brasil temos uma das polícias que mais matam e mais morrem em todo o mundo”.
Ele acredita que, no contexto nacional, o policial civil ou militar é tanto “algoz quanto vítima”, num modelo de segurança pública que necessita de “urgentes reformas”, incluindo a desmilitarização das polícias.
Veja na íntegra http://www.bbc.co.uk - BBC Brasil.
Adaptado por Cicero Do Carmo