A comunidade do João de Deus, Zona Oeste de Petrolina, celebrará Novenário e Festa em honra ao seu padroeiro São João Batista, que acontecerá na igreja da referida comunidade á partir do dia 10 e junho deste as 19h. E para bem celebrarmos estes momentos veremos aqui um pouco da vida do santo homenageado.
Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus
(Isaías 40:3).
João Batista (Judeia, 2 a.C. — 27 d.C.) foi um pregador judeu do início do século I, citado pelo historiador Flávio Josefo e os autores dos quatro Evangelhos da Bíblia, Mateus, Marcos , Lucas e João.
Segundo a narração do Evangelho de Lucas, João Batista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e é considerado, principalmente pelos cristãos, como o "precursor" do prometido Messias, Jesus Cristo.
Ele aponta o Cordeiro de Deus aquele que veio para tirar o pecado do mundo (João 1.29). E é considerado por Jesus o maior homem nascido de mulher;
“Digo-lhes a verdade: Entre os nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista; todavia, o menor no Reino dos céus é maior do que ele.”
(Mateus 11:11)
A importância do seu nome João advém do seu significado que é "Deus é propício" e apelidaram-no "Batista" pelo fato de pregar um batismo de penitência (Lucas 3,3). Batizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o batismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adaptados pelo cristianismo.
Teve morte de decaptação ordenada por Herodes Antipas (...) Quando a filha perguntou à mãe o que deveria pedir, Herodias pediu que ela pedisse a cabeça de João Batista numa bandeja (Mateus 14:1-12).
É o único santo cujo nascimento e martírio, em 24 de Junho e em 29 de Agosto respectivamente, são evocados em duas solenidades pelos cristãos.